segunda-feira, 8 de maio de 2017

Sinopse



Titulo: A menina que roubava livros
Titulo original: The Book Thief
Autor: Markus Zusak
Paginas: 382
Editora:Intrínseca Ltda



 " Era um dia cinza, a cor da Europa. Cortinas de chuva fechadas ao redor do carro. - Estamos quase chegando - disse a mulher do serviço de adoções, Frau Heinnich, virando com um sorriso. - Dein neues Hein.Sua nova casa. Liesel limpou um circulo no vidro embaçado e respingado, e olhou para fora,"
Pagina 22   

Temos o hábito de observar as cores do dia apenas no inicio e fim do mesmo.Mas as cores do dia vão alem disso. A cada acontecimento durante o dia existe uma nova cor a cada acontecimento. Há momentos que as cores desse dia se tornam vibrantes, em outros são tons acinzentados ou até mesmo de escuridões enevoadas.
A história se passa na era nazista de " Fujer", entre 1939 e 1943.
Uma menina chamada Liesel Heminger é levada a cidade de Molching, próxima a Munique, na Alemanha, por sua mãe - que era comunista -  e que precisava de um lugar seguro para criar seus dois filhos.
Ela é levada a casa de um casal de idade um pouco avançada, Has e Rosa Hubermenn, na qual o sr. Has, homem de semblante amável, de um olhar sublime e pacificador e a sra. Rosa, mulher áspera e seca, a recebe na porta de casa, na rua Himmel, que fica numa área pobre da cidadezinha de Molching. Essa é a rua em que ela passa o tempo a brincar com seu amigo Rudy - um eterno apaixonado por Liesel.
O livro é narrado pela Morte, e como ela mesmo diz, "o único dom que me salva é a distração. Ela preserva minha sanidade".
A personagem tem um grande interesse por livros. Mesmo sem saber ler, passa a roubar livros. Assim, o segundo livro que ela rouba, o tirou de uma fogueira de livros.
Liesel usara como refúgio, na insegurança que a perseguia, a leitura dos livros que roubara.Durante os bombardeios ela recitava o que lera nesses livros às pessoas que se encontravam no abrigo com ela tentando manter todos calmos.
A esposa do prefeito, uma mulher triste e solitária, viu naquela noite da fogueira, o interesse de Liesel por livros e a levou a biblioteca de sua casa, permitindo que Liesel pudesse ter acesso aos livros todas as vezes que voltasse a casa  do prefeito. E cada vez que Liesel voltava lá, antes de ir embora para casa, roubava um livro.
Certa noite, alguém bateu à porta da casa de Liesel. Era Max Vandenburg, filho de um amigo de Has, cujo tinha morrido na guerra, procurando abrigo para se esconder da morte por judeu. Agora Liesel encontra uma companhia com que passara a dividir sonhos, pesadelos e momentos lendo e escrevendo nas paredes do porão onde Max estava escondido.



Links filme:
A menina que roubava livros
https://www.youtube.com/watch?v=J24AlOYHpVU
O menino do pijama listrado
https://youtu.be/U26iDG4VLZI

Nenhum comentário:

Postar um comentário